• (47) 3342-2440
  • (47) 9 9244 4656
  • Facebook NavegantesPrev
  • Youtube NavegantesPrev
  • Instagram NavegantesPrev

18/08: dia do Estagiário

18/08/2021 - 00:00h

O Dia Nacional do Estagiário é celebrado em 18 de agosto. A data foi criada com a publicação do Decreto nº 87.497, em 18 de agosto de 1982, revogado em 2019. No entanto, o dia comemorativo continua sendo lembrado nesta ocasião. A lei que rege os estágios no país é a de nº 11.788/2008, que completará 13 anos em 25 de setembro. Desde 2008, a atividade passou a ter regras definidas que torna obrigatório o pagamento de bolsa e auxílio-transporte, limita a jornada semanal, garante 30 dias de férias por ano, entre outros direitos.

O estágio é uma das etapas mais importantes da vida de todo estudante: é nele que o jovem começa a moldar seu perfil profissional, adquirindo conhecimentos valiosos para a futura carreira. É um período de prática e aprendizagem profissional ligada à área de estudo do aluno. Ao mesmo tempo que ganha experiência, o estudante contribui com a instituição onde atua.

É importante observar que esse colaborador em formação não é um trabalhador: diferentemente do jovem aprendiz, o estagiário não tem carteira assinada. Não está prevista a incidência de encargos ao contratante, como INSS e FGTS. Também, segundo a lei, o estágio não pode ter duração maior que dois anos, com exceção de estudante que seja portador de deficiência ou caso haja efetivação na empresa.

O estagiário deve aproveitar ao máximo a oportunidade de trabalhar nesse contexto onde o aprendizado é tão importante quanto a produção individual. O estágio é um momento único de aprender e guardar experiências, e pode ser definidor para futuras oportunidades.

PARABÉNS a todos os estagiários, em especial, às estagiárias do NAVEGANTESPREV.

Imagens relacionadas

Ir para página inicial

Aguarde