13/08: dia do Economista

13/08/2021 - 00:00h

Quem faz noção do que significa a notação “C + I + G + X – M” já passou por esta área, seja na forma acadêmica, seja no trabalho. Entender os rumos da economia tem sido tão fácil quanto acertar as promessas que fazemos a nós mesmos a cada réveillon, ou seja, nem um pouco fácil! Somente os profissionais desta categoria conseguem compreender como funciona o mercado em meio a tantas engrenagens girando, cada uma a sua velocidade. Compreender as diretrizes que o Governo aponta e os reflexos na Balança Comercial, na Sociedade e em toda a Indústria é cada vez mais desafiador, e este profissional passou a ter cada vez mais relevância nas empresas justamente para traduzir todas as sinalizações que o mercado faz, todos os índices que fazem esta “grande roda” girar que é a Economia, e principalmente, apontar o horizonte que se espera.

Neste dia, recordamos daqueles que são por muitas vezes não são lembrados, seja pela sensibilidade que o mercado possui com as mais diversas ações do Governo, seja pela alta complexidade que esta carreira trata. Sancionada em 1951 por Getúlio Vargas pela Lei 1.411, a profissão de Economista foi implementada no dia 13 de agosto, e a data passou a ser celebrada pela categoria.

Atualmente a categoria possui o Conselho Federal de Economia, o COFECON, além de 26 Conselhos Regionais de Economia – CORECON – representando as 27 Unidades Federativas em todo o país (o CORECON da 9ª Região contempla as UFs do Pará e Amapá juntas). Com atuações no setor bancário, de investimentos, de financiamentos e seguros, nas grandes empresas, nas consultorias, no comércio exterior, setor público e na própria formação acadêmica, o profissional graduado em Ciências Econômicas possui um grande leque de possibilidades.

O NAVEGANTESPREV hoje conta com uma Assessora Financeira que possui formação neste segmento, mostrando a necessidade que o segmento do setor público possui, tanto com os volumes de investimentos que o instituto possui com as contribuições previdenciárias quanto com o alinhamento dos fluxos de caixa com o cálculo atuarial. Nesta data, parabenizamos a economista de nossa equipe, Alessandra Cristina Hoehn, e estendemos os parabéns a todos estes profissionais que auxiliam empresas, pessoas, governo e a balança comercial com seu papel relevante para toda a sociedade.