15 de Junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa

15/06/2021 - 00:00h

Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano de 2006. O dia 15 de junho foi escolhido pelas Nações Unidas para promover a Conscientização sobre a Violência contra Pessoas Idosas, um problema sério e grave de nossa sociedade que precisa ser debatido e cuidado. Muitas vezes, a violência contra o idoso só é percebida quando ele chega ao serviço de saúde, por isso, é essencial que a qualquer sinal de violação dos seus direitos sejam denunciados à autoridade competente, mesmo que o agressor seja um parente ou uma pessoa próxima. A violência se define como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação, supostamente de confiança, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa. Qualquer forma de violência, abuso ou maus tratos aos mais velhos significa violação dos direitos humanos. A idade não pode ser fator de discriminação ou preconceito e a sociedade deve comprometer-se a favor da população idosa.

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. É um período de maior reflexão para que juntos possamos vencer este grande mal que vem assolando os idosos.

Neste contexto de pandemia de COVID-19, o preconceito e o número de denúncias de violência contra idosos tem crescido, o principal motivo é justamente o isolamento social, onde o agressor, na maioria das vezes, é morador da mesma residência que a pessoa idosa. Por isso, torna-se ainda mais urgente nos atentarmos a este assunto.  O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de 2 meses a 1 ano de detenção e multa.

Dados do Disque 100 revelam que, até o momento, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país, em 2021.

Denuncie!
Através do Disque 100, é possível denunciar todo e qualquer tipo de violência praticada contra a pessoa idosa.

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção

O homem, antes e acima de tudo é um ser temporal, com início, meio e fim. E envelhecer faz parte do processo’’