Os cuidados que o idoso deve ter com seu corpo
25/07/2017 - 13:44h
Exercícios simples garantem o bem estar e um dia a dia melhor
Atividade física é o principal remédio para quem busca uma melhor qualidade de vida. Independente da idade a prática de exercícios proporciona bem estar, e trás benefícios como a manutenção do peso, redução de triglicerídeos e a diminuição da pressão arterial.
Natação, ciclismo e pilates, auxiliam o idoso a ter um dia mais disposto e animado. Com a chegada da idade, o corpo acaba perdendo agilidade e elasticidade. Para tal a prática de atividades é fundamental para manter o corpo “ativo”.
Exercícios aeróbicos duas vezes por semana, como caminhadas, hidroginástica, bicicleta, ajudam com as articulações. De acordo com o Dr. Nabil Ghorayebn dos Hospital do Coração de São Paulo, nos dias restantes, o ideal é realizar um trabalho e fortalecimento muscular, sempre supervisionado por um profissional habilitado. Para tal, o trabalho com os músculos deve ser realizado de 45 à 60 minutos, cinco vezes por semana.
Confira abaixo exercícios indicados para a terceira idade
Caminhada: Ajuda no convívio social, além de fortalecer os músculos, articulações e ritmo cardíaco. Durante o exercício, é importante manter as costas e ombros eretos e usar tênis confortável. Para iniciar, opte por trajetos curtos, aumentando gradualmente a distância. O tempo pode variar de 30 à 60 minutos, sendo recomendado praticar três vezes por semana. Fazer alongamentos antes e depois da caminhada é fundamental para evitar lesões.
Natação: Sendo uma das melhores atividades para a terceira idade, a natação tem como principal benefício alongar e fortalecer os músculos e articulações do corpo. Também previne o aparecimento de lesões, alivia dores causadas pela artrite e perda óssea, além de diminuir o risco de doenças como diabetes ou hipertensão.
Ciclismo: Sentir o vento de uma forma diferente e mais emocionante. O ciclismo ajuda no fortalecimento das articulações dos joelhos, tornozelos e quadril. Também tonifica músculos das pernas e abdômen, e auxilia a baixar a pressão arterial e as dores provocadas pela artrite. Sempre pratique o esporte com itens de segurança (capacete, tornozeleira e cotoveleira)
Alongamentos: Ajuda a melhorar a flexibilidade, circulação sanguínea e amplitude dos movimentos. Também auxilia nas tarefas do dia a dia, já que os músculos estarão mais fortes. Ações como levantar algo pesado, ou subir escadas, serão realizadas de forma mais rápida e sem dores.
Hidroginástica: Todos os músculos do corpo são exercitados. A água também favorece no relaxamento do corpo e melhora o ritmo cardíaco.
Yoga: Auxilia na busca pelo equilíbrio e força. Também ajuda na estabilidade e flexibilidade do corpo.
Pilates: Estimula a circulação sanguínea, flexibilidade dos músculos e força. Também ajuda a postura e alivia o estresse. Nesta modalidade, o idoso deve parar de praticar assim que sentir dores intensas.
Lembrando que para realizar qualquer das atividades, se deve procurar um médico para uma avaliação prévia.
Telefones úteis: NAVEGANTESPREV: 47 3342-3838 / Secretaria de Saúde de Navegantes: 47 3185-2299/ 3185-2016
Jornalista: Fernando Rhenius