NAVEGANTESPREV é primeiro lugar em pesquisa de desempenho da Prefeitura de Navegantes

03/05/2019 - 16:36h

O resultado da pesquisa eletrônica (ações de monitoramento) foi divulgado pela Secretaria de Gestão e Controle, também responsável pela aplicação desta pesquisa com todas as entidades e órgãos da Prefeitura de Navegantes. Trata-se de uma atividade de monitoramento de controle interno, realizada bimestralmente, com a dinâmica de enviar questionamentos para os controladores setoriais. A conclusão das respostas são validadas pelo responsáveis das pastas (secretários, superintendentes, ...) e tabuladas para a construção de indicadores de controle.

De acordo com o secretário de Gestão e Controle, Fernando Sedrez, a pesquisa referente ao 1º Bimestre de 2019 contemplou com 66 áreas, sendo 25 delas sobre temas específicos de atuação de cada área, 30 de ambientes de controle e 11 específicas de almoxarifado, totalizando 1436 perguntas.

“Realizamos periodicamente questionamentos a todos os órgãos do governo, buscando diagnosticar, monitorar e evidenciar a situação dos respectivos órgãos, analisando e testando as informações obtidas e produzindo apontamentos e recomendações de controle interno” afirmou o secretário.

Para o presidente do NAVEGANTESPREV, Jan Ullrich, foi uma honra e satisfação receber o resultado dessa pesquisa. “Ficamos em primeiro lugar nos dois índices apresentados, o primeiro chamado de índice de controles básicos e o segundo índice de gestão pessoal. Toda a equipe do NAVEGANTESPREV está comprometida em fazer um trabalho de excelência e o resultado dessa pesquisa nos credencia a continuar nesta linha de desempenho profissional,” comemora o presidente.

A tabulação das respostas da pesquisa permitiu gerar dois índices:  o de controle básicos e o de gestão de pessoal. O índice de controles básicos acompanhou a evolução de temas básicos de controles administrativos em cada uma das áreas, abordados por meio de questionamentos os seguintes temas: comunicação adequada, controles internos formais, documentos padronizados revisados, estudos recorrentes das IN, fiscais de contrato, indicadores de gestão, mecanismos de controle das informações, princípio da legalidade e reuniões periódicas formalizadas. Já o índice de gestão de pessoal acompanhou a aplicabilidade das boas práticas com foco nos colaboradores por meio dos seguintes temas: escalonamento de férias, mão de obra suficiente, plano de capacitação e segregação de funções.

Segue, abaixo, os gráficos.