Encontro de pré-aposentadoria auxilia futuros aposentados em nova etapa da vida

06/03/2018 - 15:36h

"Meu maior sonho é visitar minha família em Portugal”. Em tom decidido, Ana Matilde esbanjou simpatia e determinação, durante o encontro de pré-aposentadoria, realizado na sexta-feira, 02, nas dependências do NAVEGANTESPREV em Navegantes.

Professora na rede pública, Ana também trabalhou na coordenação de projetos da secretaria municipal de educação. Tendo uma vida ativa, rodeada de crianças, o seu maior desafio é se “desligar” da rotina de dos horários: “Esperei tanto por este momento, que quando ele chega, fico preocupada com o que vem a seguir, " diz.

Para a Assistente Social Silviane Cristina da Costa De Maria, responsável pelo programa de pré-aposentadoria, o maior desafio após anos de rotina e trabalho é conseguir aceitar que a vida terá um novo ritmo. “Os receios de Ana são comuns para todos os servidores, que iniciam o processo de aposentadoria.”

Nas reuniões são abordados temas como saúde, alimentação e novos hábitos. Muitos aposentados, principalmente os homens acabam sofrendo durante a transição do que as mulheres. “As pessoas se aposentam e acabam adoecendo. Para as mulheres é mais fácil, pois tem os afazeres domésticos. Para os homens é muito mais complicado, já que são mais ativos fora de casa”, explica.

Silviane recomenda a leitura, filmes e atividades que estimulem o aposentado, para não cair no ostracismo. “Ninguém se aposenta para ficar doente. Esta é uma etapa para novos planos que antes a falta de tempo não permitia, nesta fase da vida é hora de viver os sonhos: viajar, ser voluntário, estudar, enfim..,” finaliza.

Jornalista: Fernando Rhenius