• (47) 3342-3838
  • (47) 3342-2440
  • (47) 9 9244 4656
  • Facebook NavegantesPrev
  • Youtube NavegantesPrev
  • Instagram NavegantesPrev

NAVEGANTESPREV orienta servidores públicos efetivos a fazer o pedido de Certidão por Tempo de Contribuição junto ao INSS

22/02/2021 - 14:43h

O NAVEGANTESPREV orienta servidores públicos efetivos a fazer o pedido de Certidão por Tempo de Contribuição - CTC junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) é um documento indispensável para o início do processo de aposentadoria. Ela contém todo o período em que o servidor contribuiu antes da efetivação no Munícipio, seja em empresas privadas ou em contrato temporário - ACT, bem como todo o período de contribuição do cargo efetivo antes de 22 de agosto de 2011, quando as contribuições dos servidores efetivos foram destinadas à Autarquia municipal. 

A CTC serve para averbar no Município de Navegantes, junto ao histórico profissional do servidor, o período de contribuição que se encontra no INSS para ser utilizado no cálculo da aposentadoria no NAVEGANTESPREV. Com a CTC é possível realizar simulação com datas previstas para cada regra de aposentadoria e nos casos de direito já implementado, seus respectivos valores.

O pedido de CTC é um processo demorado, pois depende da análise do INSS, e por se tratar de um documento indispensável para o processo de simulação e concessão de benefício previdenciário, deve ser requerida com antecedência para que o servidor não seja prejudicado com atrasos em seu benefício.

Atualmente o processo de emissão de CTC leva de 6 meses a 1 ano para sua conclusão, podendo o prazo ser ainda maior caso seja necessário realizar alguma retificação.

Para solicitar a CTC, o servidor deverá entrar em contato com o NAVEGANTESPREV para que seja orientado como proceder junto ao INSS.

Você pode tirar suas dúvidas através do WhatsApp (47) 99244-4656 ou e-mail atendimento@navegantesprev.sc.gov.br.

Imagens relacionadas

Ir para página inicial

Aguarde