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Você que trabalha o dia inteiro sentado, fique atento

Data de inclusão: 05/11/2018 13:14

Estamos vivendo um período de grande transformação neste setor, as empresas estão comprometendo-se a manter um programa que traga benefícios para seus colaboradores, evitando doenças ocupacionais e os funcionários estão recebendo as informações de auto-cuidado com mais seriedade.

Para avaliar as tarefas que o funcionário realiza e orientar as medidas de prevenção de doenças, surgiu um estudo chamado ERGONOMIA, cujo objetivo é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação no ambiente de trabalho, visando o bem-estar do trabalhador.

As jornadas de trabalho de profissionais que permanecem de 6 a 8 horas sentados durante a execução de suas tarefas diárias sem um planejamento adequado, podem causar diversos problemas, veja:

  • Dores e fadigas musculares, lesões causadas pela má postura e por movimentos repetitivos, doenças cardiovasculares.

 

1 - Sente-se corretamente na cadeira: Ao se sentar, mantenha suas costas retas, de forma que estas se apoiem no encosto da cadeira. Evite deixar os seus ombros caídos. É importante deixar as suas coxas quase que totalmente posicionadas no assento da cadeira.2 - Altura Correta do Monitor: Mantenha o monitor de vídeo em uma posição frontal ao seu rosto, de forma que você não tenha que levantar/abaixar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador.

3 - Distância Correta da Tela: Fique de 45 cm a 70 cm de distância da tela. Se você “grudar” a cara no monitor, seus olhos ficarão cansados mais rapidamente forçando-os para enxergar, podendo ter dores de cabeça ou algum tipo de irritação.

4 - Mantenha os cotovelos na mesma altura dos pulsos

5 - Levante-se a pelo menos a cada 50 minutos: Não é bom permanecer muito tempo mesma na posição. O corpo humano foi preparado para se mover regularmente, por isso, levanta-se a cada 50 minutos.

 

Dicas importantes:

- Você também poderá complementar este hábito esticando o seu corpo ou fazendo alongamentos.

-O erro de postura mais comum de todos. Em vez de se sentar corretamente e se apoiar no encosto da cadeira, muitas pessoas se apoiam em uma quina da cadeira e entortam a parte superior do corpo. A consequência: A nuca e as costas ficam tensas. Além disso, o cotovelo é utilizado como apoio. A consequência: Todo o peso da parte superior do corpo é colocado sobre um pequeno ponto do cotovelo, pressionando excessivamente os nervos e os tendões.

- Não cruze as pernas, colocando uma sobre a outra. Assim, o corpo é forçado a assumir uma posição completamente antinatural. Principalmente a área lombar e a nuca ficam sobrecarregadas.
 

 

Por Aline Vieira 
Fisioterapeuta 
CREFITO: 100.078 F

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