Palestra promovida pelo NAVEGANTESPREV e EMAP aborda a educação financeira familiar

10/11/2017 - 13:31h

Olhos atentos, concentração. Durante a palestra do economista André Luiz Simões Turossi, gerente de clientes e negócios da Caixa Econômica Federal A médica dermatologista Giane Pelegrini ouvia as dicas sobre finanças pessoais, durante o 3º Ciclo de capacitação em educação financeira: entendendo as finanças pessoais do dia a dia, promovido pelo NAVEGANTESPREV e a Escola Municipal de Administração Pública (EMAP), realizado nesta quinta-feira, 09, no auditório da Fundação Cultural de Navegantes.

Giane estava acompanhando as dicas com aproximadamente 50 servidores municipais que prestigiaram o evento. Graduado pela Universidade Federal do Paraná, André possui certificação de planejador financeiro pelo Instituto Brasileiro de Certificação. Enfatizou que a educação financeira deveria estar no currículo das escolas, estimulando as crianças a entender o verdadeiro valor do dinheiro, e que o planejamento consciente é o primeiro passo na obtenção de uma vida sem dívidas e sustos.

“O planejamento quando bem feito evita gastos desnecessários, e conflitos familiares. Ninguém tem um sono tranquilo quando as contas estão atrasadas”, salienta André, que também enfatiza que investir em seguros de bens duráveis como imóveis e automóveis ou de vida, não devem ser tratados com despesas, já intempéries como acidentes pessoais ou danos materiais podem fazer a família arcar com custos que não estavam previstos.

Para Giane a palestra elucidou muitas dúvidas: “Foi importante pois aborda temas do nosso dia a dia de uma maneira de fácil entendimento, ele deixou claro que precisamos poupar, algo que poucas vezes é incentivado. Espero levar o que aprendi hoje para minha vida e para meus familiares”.

No final do encontro foi realizado um cocktail para os participantes e sorteio de brindes.

Jornalista: Fernando Rhenius