Notícias

Os benefícios da leitura na terceira idade

Além de conhecer personagens e histórias, à leitura ajuda na prevenção de doenças
Data de inclusão: 28/07/2017 16:40

A leitura sempre foi vista como um estímulo, nos primeiros estágios de desenvolvimento de uma criança. Ela ajuda a criar um vocabulário mais refinado, incentiva a criatividade, raciocínio e vivência.

Esses benefícios também podem ser aplicados na terceira idade. Incentivar a leitura em idosos, vai além de um refinamento gramatical. Ele também estimula o raciocínio, ocupando sua mente, além de ser considerado uma atividade de humanização.

Muito mais do que páginas com capa dura, um livro é a porta de entrada para um mundo de conhecimento, diversão, auxiliando na saúde física e emocional do idoso. A leitura acaba prevenindo ou até retardando o aparecimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas, como o Alzheimer. Além da prevenção, ler acaba sendo um exercício que estimula o funcionamento do cérebro, evitando o declínio cognitivo (perda de memória, falta de atenção e raciocínio), já que mesmo com idade avançada o nascimento de novos neurônios, podem acontecer.

A família tem um papel fundamental, no processo de familiarização do idoso com a literatura, seja lendo por conta própria, ou ouvindo alguém lhe contar uma história. Confira alguns benefícios da leitura na terceira idade:

  • Estimula a memória, aumentando sua capacidade;
  • Leitura é uma fonte inesgotável para a imaginação;
  • Aumenta o vocabulário;
  • Conhecemos palavras novas;
  • Ao ler, nos deparamos com nossos pensamentos, isto é, nossas crenças;
  • Experimentamos sensações novas;
  • Estamos sempre acompanhados, conhecendo personagens e lugares incríveis;
  • É um incentivo na busca dos nossos sonhos;

Com um acervo de mais de 12 mil títulos, a Biblioteca Municipal de Navegantes oferece aos leitores uma infinidade de livros, didáticos, literatura nacional e internacional, além de jornais e revistas.

Para se cadastrar, e fazer um empréstimo, basta apresentar comprovante de residência e documentos pessoais (RH ou CPF). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30 e 17:45 às 21:45. A biblioteca fica na rua Maria Leonor da Cunha 432, centro, anexo a Fundação Cultural de Navegantes.